A decoração de um ambiente é algo pessoal e que deve ser tratada com muito carinho, pois demonstra a personalidade do morador, seus gostos, preferências e ajuda a contar um pouco da história de quem vive naquele lugar. Mas, e quando a casa não é sua?

Essa é uma dádiva vivida por muitas pessoas que moram em casas e apartamentos alugados, uma vez que podem acabar tendo que deixar aquele local em algum momento e, portanto, ficam em dúvida se vale ou não a pena investir em um projeto de decoração.

Segundo especialistas, mesmo em imóveis alugados, é importante que o morador não se instale de maneira provisória, como se estivesse perto de se mudar a qualquer momento. Existem alguns decoradores que são especialistas em criar projetos adaptáveis, que podem ser levados de um ambiente para o outro sem perder o seu charme.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você decorar um imóvel alugado sem preocupações, podendo deixar que a sua personalidade seja transmitida em cada detalhe. Confira!

Invista em móveis neutros

Sempre que nos mudamos percebemos que cada ambiente tem características diferentes. Nem sempre os proprietários autorizam que sejam feitas reformas, portanto é preciso ter alguns cuidados para não misturar estilos que não combinam em um mesmo ambiente. Pensando nisso, a dica para quem decidiu viver em um imóvel alugado é investir em móveis em tons e estilos neutros, que se adaptem bem a qualquer tipo de ambiente.

Móveis de madeira são um bom exemplo, uma vez que se adaptam facilmente a vários tipos de decoração. Assim, em cada mudança será possível incluir ou até mesmo vender alguns móveis que não cabem no novo ambiente ou se tornaram obsoletos.

Quadros e acessórios decorativos

Outra opção que é bastante interessante para quem mora em um imóvel alugado é apostar em objetos que podem ser movidos com facilidade, como quadros, vasos, esculturas e outros acessórios pequenos.

Além de agregarem beleza ao ambiente, eles podem ser embalados para mudança rapidamente e ocupam pouco espaço. Os quadros também podem ser pendurados na parede utilizando clips adesivos ou fitas dupla-face que não estragam a parede quando forem retirados.

Escolhendo eletrodomésticos

Na hora da escolha dos eletrodomésticos e eletrônicos, lembre-se de adquirir modelos que se adequem a diferentes tamanhos de ambientes. Por exemplo: uma geladeira duplex pode ser interessante para o ambiente que se tem hoje, mas se você se mudar para um lugar onde a cozinha é pequena?

Por isso é importante planejar para não adquirir eletrodomésticos grandes ou pequenos demais, pois eles precisam se adaptar facilmente a diferentes tipos de ambientes. Existem alguns casos em que não é nem necessário se preocupar com esses elementos, pois algumas pessoas já costumam alugar o imóvel com alguns eletrodomésticos, principalmente os da cozinha. Assim ficam mais fácil organizar a mudança.

Morar em um imóvel alugado não é motivo para não caprichar em sua decoração. Siga essas dicas e monte a casa de seus sonhos, sem se preocupar com as mudanças que venham a acontecer.

Até o próximo post!