A madeira é um dos elementos mais utilizados na decoração devido a seus inúmeros pontos positivos como a durabilidade e a capacidade de combinar com qualquer tipo de ambiente. Quase sempre encontradas em pisos, móveis e revestimentos, ela é uma excelente opção para quem gosta de uma pegada mais rústica em sua decoração. Trabalhar com madeira pode ser uma tarefa bastante agradável, uma vez que existem milhares de combinações possíveis para cada tipo de ambiente, o que torna esse um dos materiais mais versáteis do mundo da decoração.

Benefícios da decoração com madeira

Como falamos anteriormente, existem diversos pontos favoráveis a decoração com madeira, sendo o principal deles a versatilidade desse tipo de material. A sua durabilidade também é outro ponto importante, uma vez que uma madeira bem tratada pode durar décadas e até séculos sem perder a sua beleza. A madeira também é um excelente isolante térmico, portanto deixa o ambiente sempre na temperatura ideal, tornando-o muito mais aconchegante. Sua beleza também é outro ponto de destaque, uma vez que as peças em madeira possuem um charme único, formado pelos desenhos abstratos que encontramos na própria madeira, que pode ser utilizada em sua forma natural ou envernizada.

 

Onde usar a madeira na decoração

São várias as possibilidades do uso da madeira em um projeto de decoração. Entre os principais estão o piso, as paredes e os móveis. O piso de madeira é utilizado há muitos séculos e sempre foi sinônimo de bom gosto e elegância. Ele é ideal para qualquer ambiente e muitas vezes dispensa o investimento em muitos objetos decorativos, tornando-se o destaque do ambiente.

Nas paredes, o revestimento em madeira ajuda a conferir mais charme e elegância ao ambiente. Além disso, devido a propriedade de isolante térmico da madeira, é excelente para climas mais frios, já que ajuda a manter a temperatura do ambiente, deixando-o mais confortável.

 

Já os móveis em madeira dispensam qualquer tipo de apresentação. Eles podem ser combinados com materiais como o couro, o metal e até mesmo o vidro, tudo isso sem perder a beleza que só a madeira confere ao ambiente. Sofás em madeira já foram muito utilizados nos tempos antigo e hoje ganham uma nova releitura, como os sofás feitos com madeiras reaproveitadas como os paletes e também madeira de demolição. Caixotes e outros objetos de madeira, ora descartados, também vem ganhando um grande destaque no mundo da decoração.

Quando bem trabalhados, os móveis em madeira reaproveitada dão um toque de modernidade de sofisticação ao ambiente, com a grande vantagem de serem baratos e fáceis de fazer.

 

Além disso, a decoração com madeira de demolição ajuda a salvar nossas florestas em uma época que o nosso meio ambiente pede socorro.

 

Viu como a decoração com madeira pode ser uma ótima opção para decorar seu ambiente? Então comece agora mesmo a planejar e mãos à obra! Em breve falaremos um pouco sobre como montar seus próprios móveis com madeira de demolição.

Até breve!