A decoração de um lar perpassa todos os cômodos do ambiente. Você já descobriu conosco várias formas de decorar o quarto ou a  sala de estar. Hoje, entretanto, falaremos de um espaço muito frequentado na casa, mas nem sempre decorado: a área de serviço/lavanderia. Se decorar um espaço é estender sua personalidade, manifestando seus gostos pessoais, o lugar onde você realiza boa parte dos serviços domésticos também merece entrar para o décor, não é mesmo? Descubra a seguir como fazer uma decoração na área de serviço.

Por onde começar?

Ao contrário de outros ambientes da casa nos quais, muitas vezes, a estética é considerada em primeira mão, no caso da área de serviço, devemos nos preocupar inicialmente com a funcionalidade do espaço. Isto é, a decoração deve ser estar aliada à praticidade do uso dos objetos que ali são guardados.

Aplique o 5S antes da decoração  

O 5S é uma metodologia japonesa de organização. O seu lema, em termos gerais, é permitir que se faça aquela faxina a fim de dispensar tudo o que ocupa espaço e não é útil. O princípio se baseia em cincos cinco palavras, que, em japonês, começariam com a letra “s”: seiri (utilização), seiton (ordem), seisou (limpeza), seiketsu (saúde) e shitsuke (autodisciplina).

E o que isso tem a ver com a área de serviço? Tudo! Explicamos: uma vez que aplica o 5S isso causará grandes impactos na decoração pois você ganhará mais espaço e com isso poderá, talvez, até ousar mais no décor. Nessa lógica, por exemplo, você deverá optar por armários aéreos (que otimizam bastante o espaço!) e prateleiras em vez de se valer por armários que poderiam ocupar o espaço de uma mesa.

Como decorar a área de serviço?

Dada à peculiaridade desse espaço, é recomendável que você não invista em acessórios pesados, mas em itens mais práticos que podem ser facilmente substituíveis, como adesivos, ou itens que podem ter dupla função.

Adesivos decorativos

Use sua criatividade e invista em adesivos decorativos para as paredes ou mesmo para os objetos do espaço, como a máquina de lavar. Dica de ouro: usando um papel contact, você mesmo pode fazer seu adesivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quadros multifuncionais

Tens paixão por quadros decorativos? Saiba que é possível fazer uma interessante decoração na área de serviço com quadros sem perder a funcionalidade que o ambiente deve ter. Como? Simples: transforme instruções de uso de equipamentos em quadros! Se preferir, faça a composição com mensagens motivacionais, pois assim, talvez, você poderá se sentir mais motivado a fazer o serviço doméstico.

 

Viu que a área de serviço/ lavanderia de uma casa pode ser tão bonita quanto qualquer outro ambiente da casa? Basta que você tenha criatividade e disposição! E você? Decora sua lavanderia/área de serviço de um modo diferente? Conte para nós!