Hoje falaremos de um assunto que é fonte de muitas dúvidas entre os entusiastas do mundo da decoração, as estantes e prateleiras. Há quem pense que decorar esses móveis seja fácil, basta encontrar uma série de livros e enfeites bonitos e pronto. Mas muito se engana quem pensa dessa maneira.

Uma estante lotada de livros pode não ser a melhor opção para o ambiente, assim como uma prateleira cheia de espaços vazios não é nada charmosa. De acordo com a opinião de especialistas é necessário encontrar um ponto de equilíbrio entre os objetos e tentar dispô-los de uma maneira mais harmoniosa.

Assim você pode compor esses espaços utilizando livros e objetos decorativos na medida certa, tomando sempre cuidado para não deixar algo vazio demais ou cheio de mais. Entre os objetos que podem ser utilizados na decoração estão pequenos cachepots com plantinhas, porcelanas, bibelôs e muitos outros.

Dicas para compor a decoração de estantes e prateleiras

  • Disponha livros em posições diferentes, por exemplo: coloque livros deitados ao lado de livros na vertical em vez de deixá-los todos na mesma posição. Assim você aumenta a área ocupada, deixando menos espaços vazios;
  • Sobre livros deitados você pode, por exemplo, colocar objetos decorativos. Use esses livros como apoios para esses objetos, mas tome cuidado com o tamanho, pois objetos grandes sobre livros pequenos podem ficar desproporcionais;
  • Separa espaços para colocar objetos decorativos maiores. Você pode colocá-los em um dos lados de uma estante e complementar a decoração utilizando livros;
  • Tome cuidado com estantes e prateleiras decoradas apenas com objetos ou apenas com livros. De acordo com especialistas, não é interessante ter uma estante ou prateleira com um único motivo de decoração. Mesmo que você não goste de livros, vale a pena comprar alguns para deixar o visual do ambiente mais interessante;
  • Se não puder utilizar plantas naturais use plantas artificiais (ou como são conhecidas: plantas permanentes). Entre as plantas naturais mais utilizadas estão as da família das suculentas, pois são plantas que não requerem muitos cuidados e se adaptam muito bem a ambientes com pouca luz.

Inspirações

Agora vamos conferir alguns exemplos de estantes e prateleiras bem decoradas e que podem nos servir de inspiração.

No exemplo acima temos uma grande estante, que ocupa boa parte da parede. Repare que nela os livros encontram-se disponíveis na parte superior, alguns na posição vertical e outros na posição horizontal, assim como como os objetos decorativos encontram-se dispostos em maneiras diferentes ao meio da estante. Repare que na parte inferior também há livros, porém maiores e mais pesados e por isso é mais difícil preencher os espaços com peças decorativas, pois temos que respeitar o peso suportado pelo móvel (que é informado pelo fabricante).

Acima temos um ótimo exemplo de prateleira decorada com livros e objetos. Repare que todos os espaços estão preenchidos. Você pode usar o truque dos livros na vertical e na horizontal para separá-los por categorias como ficção, teoria, didáticos, infantis e etc. Os espaços vazios foram preenchidos com objetos que rementem o universo da leitura como a máquina de escrever, o globo e as charmosas luminárias.

Viu só como você pode ter uma estante ou prateleira bonita e bem decorada em sua casa? Então comece agora mesmo a se planejar e dê uma vida nova a sua decoração.

Até a próxima.