Engana-se quem pensa que almofadas são meros acessórios para assistir um filme no sofá ou apoio para as costas. Compostas dos mais variados tecidos e formas, elas podem ter um papel decisivo na decoração de um ambiente. É isso mesmo: é possível fazer decoração com almofadas! Seja no quarto, na varanda ou na sala de estar, as almofadas trazem para o décor uma atmosfera moderna. Hoje, você aprenderá a utilizar corretamente esse item em sua casa e descobrirá que seu uso poderá mudar totalmente o clima de seu lar para melhor.

Em qual ambiente usar?

As almofadas têm o poder de renovar o décor e, por isso, se encaixem bem em vários ambientes, sobretudo, porque oferecem uma série de possibilidades de combinação, desde o estilo mais despojado, como o uso em tapetes, ao mais clássico, como em cima do sofá. Os ambientes mais usuais de almofadas são quartos, salas de estar, varandas, home office. Há, entretanto, os mais ousados que deixam almofadas como decoração em banquetas na cozinha.

 

Como escolher?

Em razão dos infinitos diferentes formatos, texturas, cores e estampas, a escolha da almofada deverá levar em conta alguns fatores, como a cor e os móveis já presentes no ambiente. A análise da composição do ambiente será útil para a escolha de cores harmônicas (se esse for o objetivo).

Como definir a quantidade?

O número de almofadas em um sofá ou cama é uma escolha estritamente pessoal, assim, você pode usar sua liberdade e criatividade na hora de definir a quantidade. Entretanto, de forma consensual, é desejável que o número de almofadas seja ímpar para causar um visual harmônico agradável.

Posso misturar as cores?

Sim, claro! Contemporaneamente, o mix é muito bem-vindo do mundo do design. Não precisa ficar com vergonha, você pode misturar livremente o xadrez e o floral. Uma dica: intercale almofadas estampadas com almofadas lisas: o visual é fascinante!

 

 

Como dispor as almofadas na decoração?

Por harmonia geométrica, é interessante dispor as almofadas pelo tamanho: do maior para o menor, de modo que as grandes poderão ser apoio para as menores. Entretanto, não leve a matemática muito ao pé da letra e brinque com os tamanhos para criar uma variedade de volumes (ou cores) na composição. Por serem itens relativamente pequenos, você pode também, se preferir, mudá-lo de acordo com a estação do ano ou mesmo criar o seu próprio padrão de troca.

 

Não sabe por onde começar? Nós te damos uma forcinha na inspiração:

 

Você já usa almofadas na decoração? Qual o seu estilo favorito? Conte para nós nos comentários.