Almofadas são itens indispensáveis em qualquer estilo de decoração. Além de trazer uma sensação de aconchego ao ambiente ajudam a tornar aquele sofá ou poltrona ainda mais confortável. Já falamos bastante sobre almofadas aqui no blog Quadros Decorativos, mas hoje trouxemos uma nova tendência que tem feito a cabeça dos decoradores: trata-se das almofadas de alto-relevo. Já ouviu falar?

Para todos os gostos

Elas podem ser de diferentes formatos, tamanhos, modelos e também podem incluir diversos tipos de trabalhos manuais como o fuxico, o ponto-cruz, o crochê e o bordado. O que vale nessas peças é a criatividade de quem as cria e também o gosto pessoal de quem as utiliza na decoração. Uma das características que mais chama a atenção nas almofadas de alto-relevo, além da beleza, é o fato de poder explorar outros sentidos como o tato, pois é muito interessante poder sentir todas as diferentes texturas que essas peças podem conter.

Atenção na hora da escolha

Escolher uma almofada em alto-relevo não é uma tarefa difícil, mas também não pode ser feita de qualquer maneira. Busque sempre por peças que “conversem” com os demais elementos de sua decoração. Por exemplo: se sua sala possui uma decoração mais clean, colocar peças muito rebuscadas pode criar um contraste muito grande, o que por um lado pode ser interessante para alguns, mas que por outro pode deixar a sala com uma mescla um pouco estranha de estilo. O ideal é buscar por estampas, cores e materiais que tenham algum tipo de ligação visual e estilística. Por exemplo: uma poltrona de vime fica linda com uma almofada de alto-relevo feita com crochê ou trabalhada em fuxico.

O ideal caso a dúvida seja muito grande é sempre procurar a orientação de um profissional em decoração, pois ele(a) poderá ajudar a escolher os melhores produtos para compor o ambiente.

 

A escolha dos materiais e das cores

Como falamos no início desse post existem diversos materiais possíveis para as almofadas de alto-relevo, mas dentre as mais procuradas estão aquelas que envolve trabalhos manuais e das quais se destacam o matelassê, o ponto-cruz, o fuxico e o crochê. Apesar da aparência vintage, essas peças combinam muito bem com decorações mais clean, muito utilizadas nos tempos atuais e lembram um pouquinho os tempos de infância, afinal, era comum encontrar peças assim na casa da vovó, não é mesmo?

Outra opção para quem busca algo mais moderno é apostar em materiais como o veludo – que nunca sai de moda – ou o cetim. Além de super macias, essas peças possuem uma beleza única e certamente deixarão o ambiente com um visual de luxo.

Em relação às cores você pode encontrar a combinação que mais combine com o seu gosto. Apostar na mescla de tom sobre tom é sucesso na certa, mas você também pode tentar manter o mesmo padrão de cores do sofá ou da poltrona que deseja decorar.

Se você não quiser gastar muito também pode apostar em capas para almofadas com detalhes em alto-relevo. Elas são fáceis de encontrar são mega práticas, pois com elas é possível aproveitar aquela almofadinha que já estava lá no sofá, deixando-a com uma cara nova e cheia de estilo!

E você, o que achou dessa tendência? Conte para nós aqui nos comentários. Até o próximo post!