Os tijolinhos aparentes nunca estiveram tão em moda no mundo da decoração. Há diversas opções no mercado, inclusive texturas, azulejos e papéis de parede que imitam a aparência dos tijolos e que são feitos para quem não pode aplicar os tijolos de verdade em seu ambiente.

Porém, se você possui esse tipo de acabamento em alguma parte de sua casa, sabe que é necessário empregar um pouco de esforço e trabalho para que eles se mantenham sempre bonitos. Por serem porosos, os tijolos possuem uma grande capacidade de absorver umidade. Isso, ao longo do tempo, pode fazer com que surjam manchas esverdeadas e até mesmo musgo, principalmente se a instalação for feita na parte externa da casa ou em locais com grande presença de ar úmido, como próximo a pias ou no banheiro.

Para evitar que os efeitos da umidade prejudiquem a aparência dos tijolos, algumas medidas são fundamentais como uma boa limpeza e a aplicação de algum tipo de impermeabilizante. Vamos conhecer agora algumas maneiras de se fazer isso.

 

Limpeza

Se você já pensou em ligar a sua lavadora de alta pressão e mandar logo um bom jato de água pressurizada sobre os tijolos, pare já de uma vez! Isso pode acabar destruindo todo o seu acabamento, pois a água em alta pressão acaba por danificar os tijolos, a argamassa ou o cimento que os une.

A melhor maneira de se fazer essa limpeza é utilizando um pano umedecido em uma solução de água e água sanitária (em partes iguais), esfregando-o contra a parte manchada. Em seguida, deixe agir por cerca de meia hora e enxague bem a superfície dos tijolos.

Também é válido verificar se não há nenhum problema hidráulico nas paredes atrás dos tijolos, que pode estar causando problema de umidade.

 

Conservação

Para ajudar a preservar a beleza e o aspecto de seus tijolos, o ideal é aplicar uma camada de algum produto impermeabilizante como um verniz acrílico incolor ou silicone líquido, pois esses não alteram a aparência original do material.

A cada dois anos é necessário checar a aparência dos tijolos e também reaplicar uma nova demão do impermeabilizante para uma melhor conservação. Outra opção que também é bastante interessante é a resina acrílica a base de solvente. Essa possui uma durabilidade bem maior do que os impermeabilizantes citados acima, porém a resina pode escurecer um pouco o acabamento.

Esse visual deixado pela resina acrílica é até bastante desejado, pois permite acentuar o tom natural dos tijolos, deixando as cores do acabamento mais bonitas e bem definidas.

Esperamos que você tenha aprendido como manter suas paredes sempre belas com esse post. Até breve!