Hoje em dia é muito comum encontrar casas e apartamentos com menos de 50 m2 disponíveis para a venda no mercado. Esses imóveis, cada vez menores, apresentam alguns desafios para seus compradores na hora da decoração, já que a limitação de espaço requer uma maior criatividade na hora da composição.

Entre os principais cuidados que devem ser tomados ao decorar um espaço pequeno é manter as áreas de circulação livres. Dessa forma você evita tropeçar em móveis ou acessórios enquanto caminha pela casa ou mesmo obstruir uma porta ou janela sem querer.

Pensando nisso, hoje falaremos um pouco sobre como escolher os móveis para uma sala pequena. Afinal, esse cômodo é o cartão de visitas de uma casa e merece uma atenção toda especial. Confira nossas dicas e inspire-se!

A escolha do sofá

Esse é um dos móveis mais importantes de qualquer sala e por isso muitas vezes acabamos exagerando na escolha dele. Se você possui uma sala pequena, tome bastante cuidado com móveis muito grandes ou muito robustos. Apesar de parecerem lindos na loja, pode ser que sua sala não o acomode muito bem, o que fará com que ele se torne um verdadeiro tropeço em sua sala.

Na opinião de especialistas, a melhor opção para uma sala pequena e confortável é apostar em sofás com chaises retráteis. Além de não ocuparem muito espaço você poderá puxar o chaise quando quiser ter mais conforto. Além disso, nada daqueles enormes conjuntos de dois e três lugares. Em ambientes menores é melhor apostar em poltronas e pufes, que ocupam pouco espaço e ainda podem ser movidos caso seja necessário.

Estantes e painéis

Estantes costumam ocupar bastante espaço dentro do ambiente, mas nada impede que você utilize uma, mesmo tendo uma sala pequena. Nesse caso a dica é escolher um móvel que figurará como uma peça única na composição do ambiente, ou seja, eletrônicos e objetos de decoração deverão ficar na estante. Assim, além de mais bonita, ela poderá ser o ponto focal da sua decoração.

Se você não possui espaço suficiente para uma estante, aposte em painéis embutidos, que podem servir para instalar a TV e também funcionar como suporte para outros aparelhos eletrônicos e objetos decorativos. Prateleiras e nichos também são uma ótima opção para acomodar objetos e ocupar o mínimo possível de espaço.

Mesas de centro

Usar uma mesa de centro pode parecer uma questão quase impossível quando se tem uma sala pequena. Apesar de alguns modelos serem bem compactos, esses móveis podem obstruir o espaço disponível para circulação e ser um tropeço durante a noite. Se você ainda assim deseja ter uma mesa dessas em sua sala para acomodar objeto decorativos, aposte em modelos que podem ser colocados nas laterais ou mesmo aparadores.

 

Mesas

Alguns imóveis possuem salas conjugadas com a sala de jantar e por isso existe a necessidade de escolher uma mesa para compor a decoração dos dois ambientes. Nesse caso a dica é optar por modelos redondos, pois elas se ajustam com mais facilidade a ambientes pequenos. Tome cuidado com as proporções e lembre-se de manter as áreas de circulação livres.

Bem, pessoal, essas foram as dicas de hoje. Espero que vocês tenham curtido. Nos vemos em um próximo post. Até breve!