Hoje falaremos de um assunto que é bastante pessoal: a escolha da decoração de um casamento. Esse assunto é bastante delicado, pois deve-se levar em consideração uma grande quantidade de fatores, mas, essencialmente, o estilo dos noivos. De nada adianta planejar um casamento com um estilo que não tenha nada a ver com o gosto do casal, pois assim ao chegar o tão esperado momento a impressão será de que entraram na festa errada!

A escolha dos elementos que irão compor a decoração deve ser fundamentada principalmente no estilo de festa escolhido pelo casal. Esse pode ser vintage, clássico, romântico, moderno, rústico ou temático. Ao escolher algum desses temas é necessário se pensar nos diversos elementos que farão a composição dessa decoração como as flores e a palheta de cores que serão utilizadas, pois essas devem estar em harmonia com os demais detalhes. Para que você possa começar a se organizar, separamos uma pequena descrição dos principais estilos de decoração de casamento, assim como as flores e cores que combinam com cada um. Confira:

Estilo vintage

Esse tipo de decoração é muito conhecido por utilizar móveis e elementos antigos como parte da decoração. Louças, porta-retratos, rendas e crochês fazem parte desse estilo que está entre um dos mais charmosos. A decoração deve ser delicada, portanto as cores ficam entre tons pastéis e tons de nude. Os arranjos de flores geralmente são menores e são colocados em jarros de porcelana ou vasos antigos.

Estilo clássico

É o estilo mais tradicional e o mais utilizado em casamentos, pois é muito elegante e discreto, além de combinar com o gosto da grande maioria dos casais. A decoração é luxuosa composta por móveis elegantes, castiçais, porcelanas e arranjos de flores bastante volumosos. A cor mais utilizada é o branco, que também é comumente combinado com o salmão e o verde.

Estilo romântico

Esse estilo é, na verdade, uma variação entre os estilos clássico e o vintage. É discreto, delicado e composto principalmente por cores suaves e tons pasteis. As flores preferidas são as rosas e flores do campo, que combinados com outros elementos como velas dão todo um charme ao ambiente.

Estilo moderno

Esse é um estilo mais jovial e contemporâneo. Composto por cores vibrantes, é ideal para casais mais sofisticados que não abrem mão de um toque de classe em sua cerimônia. Entre as cores mais utilizadas estão os tons metalizados como o prata e o dourado. Esse é um estilo que está sempre sendo renovado, de acordo com as novas tendências do mundo dos casamentos.

Estilo rústico

É o preferido dos casais que decidem se casar no campo. Nele são utilizados muitos elementos feitos de materiais reciclados, além de muitos elementos em madeira, bambu e feitos a mão. As cores geralmente apresentam tons fortes como amarelo, laranja, vermelho e azul, contrastando com tons mais escuros como o marrom e o terra. Os arranjos de flores costumam ser bem minimalistas, compostos principalmente por pequenas flores do campo.

Estilo temático

Nesse estilo o casal desenvolve toda a decoração com base em um tema que pode ser uma profissão, um hobbie, um filme, um livro ou qualquer outra coisa que o casal tenha em comum. As flores e cores devem sempre respeitar e seguir um padrão de acordo com o tema escolhido. Para isso é interessante contratar um profissional em design para não correr o risco de errar na hora da escolha dos elementos.

Já se casou? Conte-nos como foi a decoração. Casará em breve? Revele para nós os seus planos nos comentários.

Até a próxima!