O post de hoje visa levar dicas de decoração para além da sua casa. Falaremos sobre como decorar uma loja, mas você pode adaptar essas dicas para qualquer ambiente comercial.

Decorar uma loja é uma tarefa que exige muita dedicação e bom gosto, afinal é preciso buscar agradar a um grande número de pessoas, cada um com seus gostos e estilos diferentes. A decoração de uma loja pode ser um fator determinante em seu sucesso ou fracasso, uma vez que uma loja bem montada e atrativa torna-se mais visitada por seus clientes e com certeza ganha a preferência.

Pensando nisso, separamos algumas dicas básicas para decoração de lojas que você poderá aplicar em seu projeto. Alguns detalhes importantíssimos serão abordados e as dicas valem para lojas de todos os seguimentos. Vamos conferir?!

  1. A escolha das cores

A primeira decisão a ser tomada quando falamos em decorar uma loja é a escolha das cores. Essas precisam ser escolhidas com base em alguns detalhes, como o seguimento da loja e o público que ela atende. Em uma loja para o público infantil, aposte em cores vibrantes e chamativas. Já uma loja com estilo mais refinado requer cores mais sofisticadas como o prata, o preto e o dourado. Muitos analistas da área de marketing também apostam em cores que estimulam o instinto da compra e existem vários estudos a esse respeito. Um bom exemplo desse estudo está nas cores vermelho e laranja, que despertam o apetite das pessoas e por isso são ótimas para restaurantes, lanchonetes e outras lojas do ramo de alimentação.

  1. Defina bem os espaços

Outro ponto crucial no momento de preparar a decoração de uma loja é dividir bem os espaços. Separe os locais que servirão para expor os produtos, além de um espaço somente para estoque e outro para instalar o caixa. Tome cuidado para não obstruir áreas de circulação ou deixar pouco espaço para que seus clientes se movimentem. Se for uma loja de roupas, aposte em um espaço para instalar um provador. Se for uma lanchonete, defina locais para instalar mesinhas e balcões para seus clientes.

  1. A escolha do mobiliário

Móveis devem ser práticos e funcionais dentro do espaço de uma loja. Além da beleza, eles precisam demonstrar bem os seus produtos e permitirem que seus clientes tenham fácil acesso a eles. Uma mesa no centro de uma loja para expor roupas, por exemplo, é uma boa opção. Araras, prateleiras e até mesmo um antigo guarda-roupas podem fazer parte da composição, mas lembre-se de manter os espaços para circulação de seus clientes. Em alguns casos, o ideal é apostar em móveis planejados. Assim é possível montar um ambiente mais moderno e prático para suas vendas.

  1. Decore com seus produtos

Nada pior do que entrar em uma loja vazia demais ou entulhada demais, não é mesmo? Saiba dosar a quantidade de produtos que serão exibidos em suas prateleiras e vitrines. Eles também são peças decorativas importantes de sua loja, porém é melhor que não sejam exibidos todos de uma vez, ocupando um espaço desnecessário. Saiba dividir os espaços para exposição por estilos ou tipos de produtos e mantenha sempre a sua loja cheia.

  1. Outras dicas de ouro

A iluminação correta do ambiente de uma loja pode fazer toda a diferença na hora de expor produtos. Uma loja mais clara ajuda ao cliente observar todos os detalhes das peças e também a comprá-la. Outra dica interessante é investir em decorações de acordo com a estação do ano e também com datas comemorativas.

Tenha cuidado com fios e cabos a mostra em sua loja. Tente sempre deixá-los organizados e, se possível, escondidos, pois além de ser um perigo para você e seus clientes, uma confusão de fios deixa o ambiente com um ar de desleixo.

Viu só? Com bom gosto e muito trabalho é possível deixar a sua loja linda e atrativa para seus clientes. Então mãos à obra e ponha a prova o seu espírito empreendedor.