Sempre no final de cada ano a Pantone – empresa norte-americana mundialmente reconhecida como uma autoridade em cores – divulga aquela que será reconhecida como a cor que representará o ano que está por vir. No caso de 2018 o tom escolhido foi o “Ultra Violet”, que se caracteriza por ser um tom de roxo bem vivo e descrito pela própria empresa como uma cor refrescante, revitalizante e que simboliza novos começos.

Não podemos discordar que se trata de um tom bastante chamativo e que seu estilo simboliza mistério, luxo e elegância. Contudo, assim como aconteceu no ano de 2017, quando a Pantone mostrou ao mundo o “Greenery” – tom verde-claro bastante alegre e chamativo – muitos especialistas e entusiastas do mercado de decoração podem ter se sentido um pouquinho intimidados ao se deparar com o Ultra Violet, uma vez que tons mais fortes como ele não se adaptam muito bem a todo tipo de ambiente e, portanto, precisam de um pouco de cuidado na hora do seu uso.

Cuidado com os ambientes pequenos

Por se tratar de um tom mais escuro, o Ultra Violet pode não ser totalmente recomendado para ambientes pequenos, uma vez que esses tons são bastante conhecidos por reduzir a sensação de amplitude do ambiente. Porém, se usado com parcimônia, pode agregar estilo e beleza ao ambiente, sem deixá-lo com aquele aspecto de apertado.

Assim, a dica para quem possui um ambiente não muito amplo é apostar em objetos como almofadas, abajures, vasos, tapetes e outras peças decorativas pequenas nesse tom. Também é possível pintar uma das paredes ou mesmo utilizar o Ultra Violet em móveis maiores como no sofá, uma cômoda ou um armário.

 

Banheiro e cozinha? Também pode!

Tons vibrantes, ao contrário do que muitos pensam, ficam ótimos quando utilizados em ambientes em que há a predominância de tons neutros como banheiros e cozinhas, contudo, é preciso ter certa cautela para não cair no exagero.

Banheiros decorados com o Ultra Violet ficam um luxo e o tom pode ser aplicado nas paredes em contraste com tons neutros, nos azulejos e até mesmo nas louças como a banheira, o lavabo e o vaso sanitário.

Já na cozinha o Ultra Violet encontra as mais diversas aplicações, mas é nos armários que ele se destaca. Por se tratar de uma peça grande a dica é utilizar tons mais neutros no restante do ambiente para evitar que ele fique com um visual muito “carregado”.

Combinando tons

O Ultra Violet é um tom luxuoso e que combina com uma ampla gama de outros tons. Se você deseja criar um ambiente mais sóbrio, aposte em combinações com o preto, o marrom, o branco e o creme (tons mais neutros).

Já se o objetivo é deixar o ambiente mais alegre é possível utilizar uma mistura com os tons de 2016 – millennial pink – e de 2017 – greenery. Outra cor que combina bastante com o Ultra Violet é o cobre e ele pode ser utilizado em peças como lustres, luminárias, cadeiras e outros elementos de metal dispostos pelo ambiente.

Dica bônus!

Você sabia que o Ultra Violet pode ser encontrado facilmente na natureza? É isso mesmo, caros amigos. A cor do ano de 2018 pode ser encontrada em uma gama de cristais como a ametista e também em flores como a lavanda. Esses elementos naturais são ótimas opções para deixar sua casa ainda mais linda.

E você, o que achou dessa nova tendência de cor para o ano de 2018? Não se esqueça de deixar o seu comentário aqui no blog! Até a próxima dica.