Continuando nossa série sobre decorando com coleções, no post de hoje, você aprenderá a usar suas xícaras e canecas de coleção como item decorativo. Elas são excelentes objetos para serem colecionados, pois são itens bem acessíveis, sobretudo para quem gosta de viajar, pois são itens sempre disponíveis em lojas de souvenires.  Xícaras e canecas são encontradas sob vários materiais (pedra sabão e cerâmica, por exemplo) e de diversas estampas.

Da utilidade para a arte

Canecas e xícaras são usadas, tradicionalmente, para serem o meio/suporte para se beber algo, entretanto, contemporaneamente, têm ganhado bastante espaço no mundo da decoração. Da utilidade para a arte, elas têm se transformado em um interessante acessório decorativo a ser feito não apenas na cozinha.

Como decorar usando xícaras e canecas?

Com um pouco de criatividade, existem infinitas formas de se decorar usando xícaras e canecas. Vamos a algumas!

O cantinho de xícaras e canecas

 Para ganhar espaço, aproveitando-as na organização da cozinha, ou dispensa, você pode criar um cantinho com sua coleção ou aproveitar outro espaço, como uma estante de livros.

Painel ou prateleiras

Outra dica, é dispor sua canecas e xícaras em um painel ou prateleiras. De preferência, o mais alto possível para evitar acidentes.

Bancadas ou suportes

Você pode, ainda, criar uma bancada (ou várias) com suas canecas e xícaras preferidas ou mesmo dispô-la por temas como países/cidades visitados, temas históricos.

 

Ah! Existem nichos específicos para canecas e xícaras.

 

Onde dispor?

O lugar mais comum para se expor as coleções de xícaras e canecas é a cozinha. Entretanto, isso não é uma regra. Você pode perfeitamente preferir dispor sua coleção na sala, no escritório ou mesmo um corredor.

Dica de ouro!

Essa dica vai para os colecionadores de plantão. Se você coleciona outros objetos além de xícaras e canecas, como lápis e canetas, é possível que você decore a casa usando duas coleções juntas e o melhor: otimizando o espaço. Como? Muito simples: utilize suas canecas e xícaras como uma espécie de porta-objeto.

Se você for um colecionador mais desapegado, é possível também fazer de sua coleção uma forma de organizar itens como talheres, pincéis e de maquiagem ou como um cofrinho para moedas perdidas.

Usando sua coleção de xícaras e canecas no décor, sua casa ficará com um charme especial além de se criar uma atmosfera bem mais pessoal.

O problema será apenas arrumar espaço para quando a coleção aumentar, mas isso é tema para um próximo post!

Até lá.