Os tons neutros são muito utilizados na decoração em geral, pois trazem ao ambiente um visual mais sóbrio e sofisticado. Contudo, é na cozinha que a maioria dos arquitetos e designers costumam abusar de cores vivas e temas vibrantes, afinal, trata-se de um ambiente em que as pessoas passam cada vez mais tempo e, portanto, cores vibrantes acabam o tornando um lugar mais alegre.

No entanto, há casos em que se deseja um ambiente mais sóbrio e para isso nada melhor do que contar com móveis, revestimentos, pisos e, porque não, eletrodomésticos em tons mais clássicos como o marrom, o carvalho, o alumínio, o cinza e também o branco.

Bonito e funcional

Em busca de tornar o ambiente mais prático para o dia a dia muitas pessoas acabam deixando de lado alguns detalhes que acabam tirando a beleza de uma cozinha. Porém isso está com os dias contados, pois hoje me dia já existem no mercado uma série de revestimentos que prometem deixar a sua cozinha com um visual “clean”, porém muito elegante. Esse é o caso, por exemplo, dos porcelanatos em 3D.

Esse tipo de revestimento cai super bem em qualquer tipo de cozinha e, além disso, mesmo possuindo uma textura são fáceis de limpar, pois a maioria deles não possui um relevo muito alto, logo, não dispõem daqueles cantinhos em que a gordura pode se acumular, dando um trabalhão para limpar.

Outro ponto importantíssimo para montar uma cozinha clássica é abusar de móveis em madeira (ou, pelo menos, em MDF). Escolher tons sóbrios e abusar de móveis planejados pode tornar o ambiente muito mais elegante e acolhedor. Vale lembrar que é possível utilizar mesclas de tons mais claros e mais escuros. O resultado é maravilhoso!

Uma forcinha da iluminação

Se você possui janelas em sua cozinha isso é um ótimo sinal, pois a luz natural ajuda a tornar o ambiente mais claro e acolhedor. Já quem mora em apartamentos ou em imóveis que não possuem estrutura para uma janela na cozinha podem aproveitar os diversos tipos de iluminação artificial que estão disponíveis no mercado atualmente.

Entre os itens de iluminação mais procurados estão as luminárias de LED. Além de consumirem pouca energia, essas luminárias possuem uma luz intensa capaz de iluminar perfeitamente o ambiente. Além disso, você pode escolher a temperatura da cor que mais combina com o seu projeto como uma luz mais amarelada (aproximadamente 3.600 kelvin) ou uma luz mais branca (acima de 5.400 kelvin). Tudo depende de seu gosto.

Dica valiosa

Quando você for planejar a sua cozinha não se esqueça de montar um bom esquema elétrico. Lembre-se que são necessárias várias tomadas em que serão ligados eletrodomésticos como geladeira, fogão (ou cooktop), micro-ondas, liquidificador dentre outros. É importantíssimo fazer isso antes de instalar os revestimentos nas paredes, pois, caso contrário, será necessário remover tudo para colocar novas tomadas ou mudá-las de lugar.

E aí, o que você achou dessa dica? Não se esqueça de comentar como é a cozinha dos seus sonhos aqui no post! Até a próxima!

Fonte das imagens: Pinterest