Adorno Rupestre”, esse foi o nome escolhido para a Cor do Ano de 2018 escolhida pela Coral. Trata-se do cinza rosado, um tom que remete a cor de terra suave e que possui como inspiração o resgate das conexões do ser humano com o seu passado, principalmente das pinturas que eram feitas pelo homem pré-histórico nas rochas, considerada uma das primeiras formas encontradas pela humanidade de personalizar os espaços onde viviam. O cinza rosado é um tom que transmite aconchego e acolhimento e vai de encontra à necessidade das pessoas que buscam encontrar em suas casas um verdadeiro refúgio, ou seja, um local em que encontrem segurança, conforto e abrigo.

A paleta de cores

A tarefa de conquistar a mente e o coração dos experts e amantes da decoração não é simples, por esse motivo é que o cinza rosado não está sozinho nessa missão. Junto a ela encontram-se quatro paletas complementares que também transmitem essa mesma sensação de segurança e tranquilidade, mas que possibilitam adaptações para cada estilo de ambiente e público. A criação dessas paletas se baseou em um estudo que levou em conta a personalidade das pessoas. No total são 37 tons que podem ser utilizados para criar ambientes convidativos, tranquilos, lúdicos e reconfortantes.

Aplicação

Em um mundo cada vez mais conturbado e instável, é em casa que muitos encontram um pouco de paz, aconchego e refúgio. Assim, uma das missões do cinza rosado é contribuir com a ampliação dessas sensações, tornando o ambiente ainda mais acolhedor.

A aplicação do cinza rosado pode ser feita em basicamente todos os cômodos de uma casa, mas é na sala e nos quartos que ele ganha um grande destaque. Entre as principais tendências está a sua aplicação nas paredes, que podem conter combinações de tons claros com tons mais escuros.

Também é possível encontrar móveis e acessórios de decoração em cinza rosado. Para quem deseja usufruir dessa tendência sem ter que mudar toda a decoração a dica é apostar em quadros, almofadas e outros acessórios menores como luminárias, por exemplo.

O cinza rosado também pode ser combinado facilmente com outros tons que remetem a elementos da natureza como o marrom, o terra, o verde, o nude, o cobre e o cinza. Nas salas, por exemplo, uma ótima dica é usar um sofá nude para criar contraste com uma parede em cinza rosado, como na imagem abaixo. O resultado é fantástico, não é mesmo?

Mudo agora?

Apesar de ter sido escolhida como a cor do ano de 2018 o cinza rosado é uma tendência que ainda não foi plenamente explorada pelos profissionais da área de decoração, portanto ainda é possível que surjam inúmeras novidades ao longo dos próximos meses. Assim, se você está em dúvida a respeito dessa mudança, recomenda-se buscar a ajuda de um profissional, pois ele poderá ajudá-la(o) a pensar na melhor maneira de explorar o uso desse tom no seu décor.

E aí, o que você achou do cinza rosado? Nós ficamos empolgadíssimos com essa nova tendência e logo postaremos novidades a respeito do seu uso nos mais diversos tipos de ambientes. Até o próximo post!