Luís Vaz de Camoes e Fernando Pessoa são ícones quando se pensa em arte literária portuguesa. Entretanto, para além das belas letras, as terras lusitanas também possuem importantes pintores. O post de hoje traz à luz alguns destes. Confira a seguir!

Do século XV, destaca-se Nuno Gonçalves que pintou o altar do convento de São Vicente.

Vasco Fernandes, ou simplesmente Grão Vasco, é outro nome importante nas terras do além-mar, sobretudo, no que diz respeito à pintura quinhentista.

De estilo naturalista, o pintor Abel Cardoso foi discípulo de Gérôme. Suas obras são paisagísticas.

Ainda tendo os movimentos estéticos no horizonte, Diogo Teixeira é um importante nome do Maneirismo.

Lembra que quando falamos da Frida Kahlo, dissemos que ela foi casada com Diego Rivera que também era pintor? Rivera influenciou vários artistas. Um deles é Júlio Pomar. A tela “O almoço do trolha”, a seguir, é uma das suas telas mais notáveis.

Paula Figueiroa Rego é um relevante nome quando se pensa em arte moderna. A artista tem um significativo reconhecimento internacional, tornando-se, em 1990, a primeira associada à National Gallery, em Londres.

Josefa de Obidos foi também uma pintora portuguesa de renome. Elementos como frutas e itens de caça são presentes em suas obras. Sua pintura caracteriza-se essencialmente por representações das naturezas mortas.

Talvez o mais famoso pintor português seja Almada Negreiros. Artista multidisciplinar, ele nasceu em São Tomé em 1893, mas viveu sempre em Portugal. Além de se dedicar à pintura, Almada Negreiros foi também artista plástico, poeta, ensaísta, romancista e dramaturgo. Sua ligação, em 1913, ao grupo modernista português é sempre listada nos livros de literatura, pois, junto ao poetas Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, ele criou a revista Orpheu.

 

De todos os artistas listados, qual você mais gostou? Conte para nós nos comentários. Siga-nos e descubra incríveis obras e artistas com os Quadros Decorativos.