Quadros Decorativos - dicas de decoração com quadros.

O Abaporu de Tarsila do Amaral

 O Abaporu de Tarsila do Amaralpinit fg en rect gray 20 O Abaporu de Tarsila do Amaral

Hoje falaremos um pouco sobre uma das obras brasileiras mais populares de todos os tempos: o Abaporu, pintada ainda no ano de 1928 pela renomada artista plástica Tarsila do Amaral.

1 150x150 O Abaporu de Tarsila do AmaralA pintura feita em óleo sobre tela e que mede originalmente 85 cm x 73 cm foi considerada nos últimos anos uma das obras mais valiosas já criadas por um autor brasileiro, com valor estimado de 1,5 milhões de dólares, pago por um colecionador argentino há alguns anos.

2 150x150 O Abaporu de Tarsila do Amaral

Abaporu é também uma das obras mais representativas do movimento modernista brasileiro e também é considerada uma das mais importantes obras de Tarsila ao longo de sua trajetória na arte.

A tela representa um homem solitário sentado em uma planície verde. Com seus pés enormes e uma cabeça minúscula apoiada em um de seus braços, alguns críticos dizem que Tarsila quis fazer uma menção ao trabalho braçal, que tinha um grande impacto naquela época. Ao fundo da obra está um céu azul, um cactos de cor verde e um grande sol pintado em amarelo entre o homem e o cactos. Dizem também que Tarsila escolheu as cores para a obra se baseando nas cores da bandeira do Brasil.

3 150x150 O Abaporu de Tarsila do Amaral

O interessante sobre o Abaporu é que ao longo dos anos várias interpretações foram surgindo a respeito da obra. Entre algumas delas está a que a figura representa “o homem plantado na terra”, já que os pés grandes sugerem o homem selvagem, com os pés plantados no chão brasileiro. Essa interpretação também surgiu devido ao nome da obra em Tupi-Guarani, já que sua tradução significa “homem que come carne humana” ou um canibal.

O Abaporu na decoração

Ao longo dos anos as reproduções do Abaporu foram utilizadas em grande escala na decoração de ambientes. Além do quadro original, muitas novas versões da obra, feitas por artistas desconhecidos foram surgindo, como as telas em que o homem aparece utilizando um tênis ou mesmo em meio à cidade. Essas releituras são interessantes, pois permitem o uso das imagens para criar quadros temáticos para se usar em quartos de adolescentes ou mesmo em ambientes com uma decoração mais moderna.

abaporu releitura 150x150 O Abaporu de Tarsila do Amaral

Entre as releituras mais famosas está a feita pelo pintor Romero Britto, do qual já falamos nos posts anteriores. Em sua versão, Britto utilizou o seu estilo baseado na “Pop Art” para criar uma figura mais alegre e colorida do Abaporu, sendo uma das obras mais largamente utilizadas na decoração de ambientes já que ficam bem tanto emolduradas quanto impressas em canvas.

romero 150x150 O Abaporu de Tarsila do Amaral

Gostou? Então confira algumas imagens que selecionamos de ambientes decorados com o Abaporu de Tarsila do Amaral e inspire-se!

4 150x150 O Abaporu de Tarsila do Amaral 6 150x150 O Abaporu de Tarsila do Amaral 9 150x150 O Abaporu de Tarsila do Amaral 8 150x150 O Abaporu de Tarsila do Amaral 7 150x150 O Abaporu de Tarsila do Amaral10 150x150 O Abaporu de Tarsila do Amaral

Veja também:

Comentários

comentários