Como prometido, o post de hoje é para você que aprendeu a decorar grandes espaços, mas vive em um espaço pequeno e, obviamente, precisa fazer malabarismo na decoração.

A venda de imóveis pequenos nunca foi tão grande como nos dias de hoje. A procura por casas e apartamentos pequenos, principalmente os localizados nos grandes centros urbanos tem feito com que designers e especialistas em decoração tenham que se desdobrar para tornar esses pequenos espaços em um ambiente confortável e cheio de estilo. A dúvida na hora de decorar pequenos espaços é comum entre pessoas que compraram (ou comprarão) imóveis entre 30 a 60 metros quadrados. Não é fácil escolher os objetos que farão parte da composição do ambiente. Muitas vezes a limitação de espaço pode ser um verdadeiro empecilho aos projetos que você tinha imaginado. Pensando nisso, separamos as sete dicas fundamentais para decorar ambientes pequenos, sempre com muito estilo e bom gosto. Confira!

  1. Escolha cores claras para as paredes

Essa é uma das dicas mais importantes quando falamos de decorar pequenos espaços. Cores claras ajudam a refletir a luz naturalmente, o que contribui para a sensação de amplitude. Assim, dê sempre preferência a pintar as paredes com tons claros, como o branco. Se você achar que o ambiente pode ficar com um ar de monotonia, capriche nas cores dos móveis e objetos decorativos, que podem ser bem vibrantes.

  1. Menos é mais

Se você não tem muito espaço para colocar objetos, por que então encher o ambiente com eles? Lembre-se da regrinha mágica que diz “menos é mais”, ela é muito válida nessa situação. Tenham em seu ambiente somente o necessário e evite enchê-lo com objetos que não terão nenhum uso. Assim, você evita a sensação de um ambiente “entulhado”, cheio de coisas que não ajudam na decoração. É claro que você não precisa se livrar de tudo, mas pense que em locais pequenos, quanto mais clean, melhor.

  1. Escolha móveis menores

Não adianta querer colocar aquele suntuoso sofá em “L” em uma sala que mal cabe uma poltrona, não é mesmo? Lembre-se, portanto, de comprar móveis que sejam adequados ao espaço disponível. Para isso, antes de ir às compras você pode usar uma fita métrica e medir todo o espaço disponível. Se você não tem espaço disponível, por que comprar uma cama King size? Ela só fará com que você perca todos os espaços de circulação disponíveis. Invista em camas menores, mas adequadas ao tamanho da pessoa que a utilizará. Poltronas no lugar de um sofá também são uma ótima opção. Eletrodomésticos compactos podem fazer uma grande diferença no caso de uma cozinha pequena.

  1. Utilize espelhos

Esse é um ótimo truque para quem deseja ampliar um espaço pequeno sem muitos sacrifícios. Por refletirem a luz, consequentemente tornam o ambiente mais claro, deixando-o com um aspecto mais amplo. Você também pode usar de truques como cobrir uma parede inteira com espelho, criando assim a sensação de que o ambiente tem o dobro do tamanho. Tome cuidado apenas para não colocar os espelhos em locais em que reflitam locais indesejáveis como o banheiro ou que o reflexo da luz não se torne um problema no futuro.

  1. Móveis e compartimentos multiuso

Hoje em dia é possível encontrar no mercado uma série de móveis do tipo “multiuso”, ou seja, eles possuem espaços e até mesmo compartimentos secretos onde você pode guardar objetos como livros, revistas, CD’s e muito mais. Esses móveis, além de versáteis, são modernos e podem deixar sua decoração ainda mais bonita.

  1. Móveis planejados e embutidos

Os móveis feitos sob medida podem ser uma ótima opção para quem tem problemas com o espaço disponível. A maior vantagem dos móveis planejados e embutidos é que eles aproveitam ao máximo o espaço disponível e podem ser feitos conforme o gosto e o estilo desejado.

  1. Tapetes

Há que não abra mão de cobrir o chão com um belo tapete, porém esse pode ser um problema quando o ambiente é muito pequeno. Lembre-se que um tapete é diferente de um carpete, ou seja, ele não deve cobrir todo o chão. Escolha sempre um tamanho adequado, que cubra apenas uma parte do espaço deixando uma parte do chão visível. Assim você contribui para que o ambiente pareça maior.

 

Viu como não é tão difícil? Tem outras dicas? Compartilhe conosco nos comentários.