Dando continuidade à nossa série, hoje separamos mais quatro dicas de especialistas que certamente irão tornar a sua casa um lugar melhor. No post anterior falamos a respeito das paredes, espaços de circulação, quadros e tapetes. Hoje abordaremos temas mais amplos como estilos, tendências e pontos de atenção, tudo com o objetivo de ajuda-la (o) a tomar as melhores decisões na hora de compor o décor perfeito para qualquer ambiente. Vamos conferir?

5. Fuja da tentação dos modismos

961157cfbf6d9d7381189682c18cfe9b

Algo que muitas pessoas fazem ao decorar uma casa é buscar o que está na moda no momento. É fato que essa é uma boa opção, afinal é possível encontrar objetos com mais facilidade no mercado, além de mais em conta – em alguns casos. Mas, e quando a “febre” acabar? O que fazer com uma decoração que está fora de moda? Por esse motivo o melhor é escolher temas mais “genéricos” para compor o décor. Você não precisa se prender a algo que já é tradicional, mas evite criar ambientes com base em tendências ou “modinhas” de momento, pois elas certamente se tornarão ultrapassadas e obsoletas após algum tempo.

6. Crie um ponto focal

interiorholic

Assim como no teatro há no elenco o personagem protagonista e os coadjuvantes, na decoração ocorre o mesmo. Escolha a sua “estrela” para se tornar o ponto focal de seu projeto e permitir que, assim, os demais elementos assumam um papel secundário. Esse ponto focal pode ser qualquer coisa, desde uma manta sobre o sofá, uma obra de arte e, até mesmo, um eletrodoméstico com cores vibrantes. O importante é que essa peça se sobressaia sobre as outras, chamando a atenção do observador.

7. Observe as linhas de visão

48-top-bedroom-decor-homebnc

Ainda falando sobre o ponto focal, considere sempre criar linhas de visão, ou seja, caminhos para que o observador possa se concentrar no elemento que foi escolhido para ser o protagonista em seu ambiente. É por esse motivo que, muitas vezes, o ponto focal fica em frente à entrada de um cômodo.

8. Mescla de estilos

54ff82282ac26-living-room-green-window-de

Evite inserir uma peça que simplesmente não se encaixa em seu ambiente. Por exemplo: se você deseja criar um ambiente moderno e repleto de linhas retas, talvez aquela mesinha em estilo provençal não esteja combinando com os demais elementos. Entendemos que ela já está em sua família há gerações, mas talvez tenha chegado a hora do desapego, ou mesmo de encontrar uma nova casa para ela (talvez uma sala diferente).

Essas foram as dicas de hoje, pessoal. Esperamos que você tenha gostado e aprendido um pouco mais sobre decoração para tornar a sua casa um lugar cada vez melhor! Até o próximo e último post com mais quatro dicas super legais.